sábado, 9 de fevereiro de 2008

CHAPÉUS - Ana Lidia Pimentel

Olha aí minha gente! Nesse sol quente, não tem cabeça que agüente! Olha o chapéu! Era este o slogan do vendedor na praia. E eu, ali sentada num banco do calçadão, tomando minha água de coco, pensei comigo mesma: Chapéus... Chapéus... .
Um chapéu cobre e protege a cabeça da gente. Hoje em dia, quase ninguém usa chapéu, usam boné. Há alguns anos atrás, as senhoras não saíam de casa sem chapéu. Os homens, que então, ainda eram chamados de cavalheiros, quase sempre usavam chapéu. Charles Chaplin eternizou Carlitos com bengala, bigode e chapéu.
Churchil usava chapéu. Frank Sinatra também. A rainha da Inglaterra ainda usa chapéu.
Tira o chapéu para colocar a coroa. Será que coroa é um tipo de chapéu? E turbante?
É chapéu? Se turbante for chapéu, Osama Bin Laden usa chapéu. Não, Não, prefiro que turbante seja só turbante. Rodolfo Valentino usou turbante e chapéu. Greta Garbo também. Humphrey Bogart e Ingrid Bergman usaram chapéu em Casablanca.
Minha amiga Wilma escreveu um lindo conto sobre seu marido Arthur e seu chapéu.
Arthur é nome de rei e rei usa coroa, mas se quiser, também pode usar chapéu.
Chapéus... E se eu fosse um chapéu? Turbante do Bin Laden eu não quero ser.
Protetor, um chapéu deve proteger da chuva, do sol e até de titica de passarinho. Arrrg!
Homem careca quando põe chapéu fica mais moço. Moço careca, sem chapéu parece mais velho.
Mas e se eu fosse o chapéu do Frank? Será que eu cantaria como um Sinatra? O que será que sente um chapéu ao cobrir determinada cabeça? Será que assimila a personalidade do dono? Tão próximo do cérebro, não seria difícil escutar pensamentos,
descobrir segredos e antecipar intenções.
Engraçado como associamos a imagem de uma pessoa ao seu chapéu. Noutro dia encontrei na rua, o rapaz que sempre me atende na padaria. Sem o “bi-bico” quase não o reconheci.
Chapéu não é peça de vestuário, é complemento de personalidade.
Sim senhor, complemento de personalidade! Tire o chapéu de Santos Dummont e quem é que o reconhece?
Mas de Santos Dummont não se tira o chapéu, nós é que devemos “tirar o chapéu” pra ele!
Tem chapéu de todo tipo: chapéu coco... - Hihh! Minha água acabou! – chapéu Panamá, chapéu de palha, chapéu de Cow-boy igual ao que John Wayne usava , chapéu de malandro e o que mais se puder imaginar. Seja lá o chapéu que for, é complemento de personalidade. Eu insisto. Experimente colocar um chapéu coco em Santos Dummont, vai ficar parecido com Carlitos, não vai? Viu só! É complemento de personalidade.
Ai, que calor ! Minha água de coco acabou... Acho que vou comprar um chapéu. Cadê o vendedor? E se eu não achar um chapéu que combine com a minha personalidade?
Melhor não ser intransigente porque tá muito quente. Que tal... Chapéu é complemento de personalidade, dependendo das circunstâncias. Ah! Agora sim. Perfeito!
Cadê o vendedor?

3 comentários:

Unknown disse...

É isso mesmo, chapéu não tem querer : vai,siiiim, ser turbante do Biiiin, pra vida dele espionar, e depois seus planos todos nos contar !...rs
Conto refrescante o seu, regado a água de côco geladinha. Que pena...acabou.
Clap, clap, clap :
"Por caridade, a senhora teria mais um côco,digo, conto aí?...Pode ser dormido, duro até...Deus lhe pague, até a próxima !..."
R.VN

Ana Lidia Pimentel disse...

Olá, Cats-Home !

Gostei do comentário ! Obrigada !
Veio com rima e tudo mais... Adorei !

Vou postar mais textos em breve... Aguarde ! Estarão fesquinhos ! rsrs

Bjs, Ana Lidia.

Ana Lidia Pimentel disse...

Ops ! ... fresquinhos !